Projetos

Criação, Transformação e Parceria


Fundação Zerbini / INCOR – Instituto do Coração :

Aprovamos o projeto “Bate Coração” no CONDECA – Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente do Estado de São Paulo.
Por este projeto foi possível subsidiar cerca de 200 transplantes cardíacos em crianças carentes.


AMME:

A IBRA tem conseguido ajudar financeiramente na manutenção da AMME – Associação Mantenedora das
Mães Especiais, que acaba de entregar sua sede definitiva em Osasco, entidade que atende crianças portadoras de deficiências físicas e mentais.


UNASP:

O IBRA tem um convênio que abriga diversas ações a serem desenvolvidas, dentre as quais: a ampliação dos atendimentos de fisioterapia que é realizado gratuitamente e sem apoio do SUS; o desenvolvimentos de projetos de meio ambiente pela faculdade de biologia; o desenvolvimento de projetos culturais pela Acarte, o mais antigo Conservatório Musical do País, com mais de 50 anos de fundação, onde estamos organizando uma série de eventos, em especial um concurso de música da comunidade;
estamos em fase final de projeto para atendimento psicológico, que vamos desenvolver junto ao 92º DP – Parque Santo Antônio, para famílias em crise, drogados alcoólatras, portadores de obesidade mórbida, conjuntamente com nutricionista da UNASP; desenvolvimento de um Centro de Esportes para treinamento de crianças em suas habilidades esportivas, conjuntamente com a Prefeitura de Itapecerica da Serra; entre outras tantas ações sociais.
Projetos e atuações


CDM Brasiliense:

O IBRA está apoiando as obras de reforma do CDM do Jardim Brasília, que abriga uma escola de futebol para 620 crianças carente, com o objetivo de tirar as mesmas da marginalidade.


Passeios Culturais:

O IBRA realizou passeios culturais com alunos das escolas públicas do Jardim São Luiz. Um grupo de alunos carentes era escolhido por serem moradores de favelas, carentes, enfim, excluídos. Eles se encontravam na porta da escola onde estudavam, recebiam um lanche, e saiam em um ônibus de turismo com destino a um Museu. Durante a visitação, com um agente de turismo, recebiam várias noções de comportamento, de postura perante a sociedade. Em seguida, regressavam ao ônibus e iam para um restaurante, onde almoçaram e tinham uma aula de etiqueta. Durante o almoço, um artista era convidado para falar da sua vida, da sua carreira, para dar autógrafos. Depois regressavam para o ônibus e seguiam para um teatro para assistir uma peça. Após a peça, regressavam à escola onde estudavam.
Uma semana depois deste evento, aquela turma recebia a visita de uma equipe de treinamento que iria explorar os efeitos daquele dia na vida de cada adolescente. O objetivo era mostrar que a vida é muito
mais do que eles estavam tendo oportunidade de ver. Que as oportunidades dependem de cada um, da
evolução de cada um. Isto demanda a luta pelo aprendizado, pois somente com a educação e cultura a humanidade será evolutiva. Nossa vontade era do passeio transformar a vida daqueles adolescentes,
pela ampliação de seus horizontes, pelo que desejamos ensiná-los a sonhar.
Através de uma pergunta “Quantos de vocês já participaram de visitas aos museus da cidade, ou foram ao MASP, ao Centro Cultural, ao Teatro Municipal,” etc. a minoria respondeu que nunca havia participado de qualquer tipo de atividade cultural.

Vale Filme:

Um projeto de fomento ao cinema nacional, em especial dos temas literários. Neste projeto, vamos levar alunos de escolas da periferia para assistir filmes nacionais de temas de literatura ou
históricos.


Projeto Hip Hop:

O IBRA está desenvolvendo um projeto cultural na cidade de Santo André para toda preparação de grupos de Hip Hop, onde será montado toda estrutura de música, desenvolvimento de estudos de
literatura, biblioteca, entre outras ações.


Educação Ambiental:

Abril de 2006 (em fase de aprovação) no Ministério da Justiça Fundo de Defesa de Direitos Difusos um projeto referente à Educação Ambiental e Recuperação da Mata Ciliar e Formação de Parques
Lineares nos Fundos de Vales dos Córregos do Itaim Paulista – São Paulo-SP.

Aliança Feminina:

O IBRA tem colaborado com a reforma do Hospital que abriga a Aliança Feminina, uma entidade que atende gratuitamente mulheres carentes.


Farmácia Popular:

O IBRA está organizando as doações de remédios recebidos da comunidade e de empresas para distribuir estas doações para as entidades que atende. Da mesma forma, busca doadores de remédios específicos para quem não tem condições financeiras de comprá-los.

 

Alimente-se bem com R$1,00:
Agosto de 2005 o IBRA em parceria com o SESI, promoveu um curso de 30 (trinta dias) intitulado “Alimente-se Bem por R$1,00”, onde uma carreta do SESI totalmente equipada com eletrodomésticos orientou a população do Parque Santo Antônio, região carente da zona sul de São Paulo-SP sobre a higienização dos alimentos, dicas de saúde e o principal o aproveitamento quase que integral dos alimentos, reduzindo o lixo e o orçamento doméstico.


Campeonato Varzeano:

O IBRA é patrocinador, todos os anos, do maior campeonato varzeano da cidade de São Paulo, com cerca de 80 equipes. Projeto se deu no período de 2001 á 2008.


Projeto Escola de Esportes:

O IBRA está firmou o convênio entre a Prefeitura de Itapecerica da Serra e a UNASP para desenvolver este projeto com apoio da Toyota.

Reciclando:

Dezembro de 2004 foi realizado no Jardim São Luiz, região carente da zona sul de São Paulo-SP o “Projeto Reciclando” onde alguns artesãos ensinaram técnicas para aproveitamento e confecção de artesanato utilizando materiais recicláveis, tais como latas de alumínio, garrafas plásticas, madeira, papelões.

Coleta Seletiva de Lâmpadas, Pilhas e Baterias:

Fevereiro de 2006 (em fase de aprovação) foi apresentado na Secretaria do Verde e do Meio Ambiente um projeto sobre “Coleta Seletiva de Pilhas e Similares” onde atuaremos nas escolas, através de palestras para os diretores, professores e alunos para que estes tomem consciência da importância de reciclar os metais pesados e incentivarem a comunidade a fazer o mesmo ato e pretendemos criar postos de coletas como geração de renda.


Certificado de Carbono:

Estão em desenvolvimentos projetos envolvendo a preservação e conservação do meio ambiental para a instalação e ou assessoramento ao poder público Aterros sanitários ou Industriais e na montagem de projetos para assessorar empresas públicas e privadas para a Venda de Certificados de Carbono e no desenvolvimento de projetos de Reparação de Danos Ambientais.


Cartilha dos Dez Mandamentos Ambientais:

O IBRA preparou uma cartilha com os Dez Mandamentos Ambientais, que será distribuído pelas pessoas que fizerem parte dos trabalhos de educação do meio ambiente que o IBRA desenvolverá.

Educação Ambiental:

Abril de 2006 (em fase de aprovação) no Ministério da Justiça Fundo de Defesa de Direitos Difusos um projeto referente à Educação Ambiental e Recuperação da Mata Ciliar e Formação de Parques Lineares nos Fundos de Vales dos Córregos do Itaim Paulista – São Paulo-SP.

Objetivos

    O que fazemos?

    Para desenvolver projetos do Terceiro Setor é necessário o estabelecimento de Contratos, Termos de Parcerias e Convênios com empresas que podem usufruir da renúncia fiscal, quer seja em caráter Municipal, Estadual ou Federal.

     IBRA promoverá cursos, seminários e palestras, editará material científico, pesquisará novas tecnologias em todas as áreas do desenvolvimento humano, para busca de soluções tecnológicas, visando angariar recursos para o desenvolvimento das ações sociais.

Saúde

Desenvolver atividades de saúde pública em parceria com órgãos Municipais, Estaduais ou Federais, entidades de pesquisa, Universidades, entidades Filantrópicas ou do Terceiro Setor, principalmente voltados à saúde da criança e do adolescente, idosos, carentes, das vítimas de violência, procurando desenvolver atendimento gratuito ao maior número de pessoas, em especial nas áreas:

 

  • cardiologia e arteriosclerose;
  • neurologia;
  • pediatria: audição, oftalmologia e dentária;
  • ortopedia;
  • fisioterapia;
  • infectologia;
  • geriatria;
  • transplantes de qualquer natureza e operatórios não invasivos.

 

Meio Ambiente

Desenvolver estudos científicos, centros de pesquisas técnicas, projetos e planejamentos relativos ao meio ambiente e a ecologia, em especial ao desenvolvimento de:

 

  • projetos de reflorestamento ou preservação de florestas permanentes com a aquisição de áreas a serem conservadas;
  • centro de pesquisa de biodiesel;
  • projetos de emissão de Certificados de Investimentos do Seqüestro de Carbono;
  • atividade de educação ambiental;
  • centro de pesquisa de piscicultura;
  • centro de abrigamento de cães;
  • centro de pesquisa botânica;
  • pesquisas de mecanismos de tratamento da água potável e de esgotos;
  • centro de pesquisa de qualidade do meio ambiente, capacitando-o a proceder a controle de qualidade do ar, dos solos e da água;
  • parcerias com a Defesa Civil dos Municípios e Estados para busca de soluções para evacuação das populações moradoras das áreas de risco;
  • ações de turismo ecológico;
  • viveiro de mudas nativas da Mata Atlântica visando à distribuição de mudas e o reflorestamento;
  • programas de mapeamento por georeferenciamento dos mananciais;
  • projetos de preservação das matas ciliares e dos seus mananciais;
  • projetos de preservação de animais em extinção;
  • projetos de reparação de danos ambientais e compensação de implantação de projetos com potencial poluidor.

 

Nutrição

Desenvolver programas de melhoria nutricional da população em geral, prioritariamente das famílias de baixa renda, em especial de:

 

  • fomentar a produção de gêneros alimentícios sem aplicação de agrotóxicos;
  • projetos de melhoria da distribuição de hortifrutigranjeiros, fazendo chegar à mesa produtos mais frescos e saudáveis, a um preço menor;
  • desenvolver restaurantes macrobióticos, oferecendo alimentação de ótima qualidade a preço baixo;
  • desenvolver consultoria de nutrição para órgãos públicos Municipais e Estaduais, visando à melhoria da qualidade da merenda escolar;
  • desenvolver treinamento nutricional para famílias de baixa renda, quanto à limpeza, conservação e preparo de alimentos de menor custo, trazendo dignidade às famílias menos favorecidas;
  • fazer campanhas de conscientização pública para isenção total de tributos de produtos básicos.

 

 

Esporte

Desenvolver as práticas de esporte como forma de melhoria da qualidade de vida, em especial de:

 

  • desenvolver dentro do âmbito Municipal a Escola de Esporte, onde os alunos poderão receber orientação técnica para seu desenvolvimento esportivo, com cuidados de saúde: pediatra, dentista, oftalmologista, para depois que for identificada qualificação para um esporte, o aluno seguirá para um centro de treinamento e aprimoramento, de onde poderá se tornar um novo atleta;
  • desenvolver atividades de esporte olímpico amador;
  • organizar cursos, treinamentos, eventos, demonstrações, torneios e atividades relativas ao esporte olímpico amador;
  • desenvolver atividades de assistência aos jovens atletas;
  • organizar competições nacionais e internacionais;
  • desenvolver Campeonatos entre escolas públicas.

 

Cultura

Desenvolver a cultura de forma universal, em especial no desenvolvimento e organização:

 

  • projetos culturais visando à captação de recursos da renúncia fiscal de caráter Municipal, Estadual e Federal;
  • projetos musicais com a participação de crianças e adolescentes de baixa renda;
  • companhia de teatro para se apresentarem em escolas públicas;
  • passeios culturais para fazer a cultura chegar a famílias de menor poder aquisitivo;
  • eventos, feiras, seminários, mostras, exposições, palestras, cursos de artes e artesanato;
  • leilões de arte para popularizar as obras dos alunos dos projetos.

 

Educação

Desenvolver ações de educação de alto nível, tais como:

 

  • projetos de ensino a distância em todos os níveis;
  • treinamentos, cursos de atualização profissional e cursos especiais;
  • bibliotecas públicas;
  • programa de educação do trânsito;
  • produção e publicação de materiais gráficos, vídeos, documentários técnicos, científicos e educacionais;
  • formar Termos de Cooperação Técnica com Universidades, Faculdades e Escolas Técnicas visando o desenvolvimento dos objetivos do IBRA, em especial dos centros de pesquisa e laboratórios técnicos;
  • projetos de inclusão digital e de benefícios da Lei da informática;
  • consultoria nos Municípios para implantação de política educacional;
  • centro de pesquisa de softwares;
  • grêmios escolares, como forma de criar uma barreira contra a disseminação de drogas, promovendo atividades que tirem os jovens das ruas, onde a violência pode lhes alcançar.

 

Assistência Social

Melhorar a qualidade de vida dos que tem renda abaixo da linha de pobreza, desenvolvendo:

 

  • programa de voluntariado para busca de sustentabilidade de entidades que atendem crianças órfãs, aos asilos, doentes mentais, portadores do vírus “HIV”, de recuperação de drogados, etc.;
  • assessoria, em caráter geral, para os poderes públicos Municipais, Estaduais e Federais no atendimento de políticas públicas;
  • amparo à criança e ao adolescente;
  • amparo aos idosos.

 

Melhoria de emprego e renda

 

  • experimentação lucrativa de novos modelos sócio-produtivos e de sistemas alternativos de produção, comércio, importação e exportação, visando à geração de emprego e renda;
  • captação de fundos financeiros com objetivo de desenvolver a atividade do micro crédito;
  • desenvolver projetos de políticas públicas em caráter Municipal, Estadual ou com a União;
  • criar programas e projetos de desenvolvimento sustentável, inclusive de reforma agrária;
  • elaborar programas e projetos com parceria empresarial, para gerar emprego e renda, assim como de novos investimentos.

 

Parceria com Órgãos Públicos

Reunir os maiores especialistas do país para atender aos órgãos públicos, em especial no que se refere a:

 

  • atividades de assessoria, em caráter geral, para os poderes públicos Municipal, Estadual e Federal;
  • termos de Cooperação Técnica com empresas privadas, assim como com consultores de renomada capacidade técnica, para prestar consultoria aos órgãos públicos;
  • projetos de logística;
  • projetos de geo-referenciamento.

Benefícios

  • isenção de Imposto de Renda e da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido;
  • isenção do IPTU, ISS, PIS, COFINS;
  • isenção do ICMS, ITR;
  • isenção de vários outros tributos, conforme Código Tributário Brasileiro;
  • captação de renúncias fiscais (Lei Federal nº 9.249/95 e Medida Provisória nº 2.158-35, artigos 59 e 60);
  • incentivos fiscais;
  • acesso aos fundos perdidos;
  • acesso à linha de financiamento especial.